Políticas Educacionais – Sugestões para melhorar a educação básica: estudo comparativo entre a Espanha e o Brasil

Políticas Educacionais – Sugestões para melhorar a educação básica: estudo comparativo entre a Espanha e o Brasil

Autor: Antonio Ibáñez Ruiz

Edição: Editora Moderna

Ano: 2009

Edição bilingue, em português e espanhol, apresenta panorama comparativo dos sistemas educacionais de Brasil e Espanha

Este livro oferece um panorama do sistema educacional que passou a vigorar após a ditadura militar na Espanha, com detalhes das duas primeiras leis da reforma educacional aprovadas durante o primeiro governo do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE). Elas estabeleciam a Educação continuada dos professores da Educação Básica e a gestão democrática das escolas.

Também são apresentadas as políticas educacionais brasileiras relativas a esses dois tópicos, como o aperfeiçoamento dos professores e a gestão democrática introduzidos no Distrito Federal entre 1995 e 1998.

A Educação brasileira foi marcada, na segunda metade da década de 1990, pela implementação de mudanças decorrentes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, muitas influenciadas pelas reformas espanholas de 1980 e 1990.

O livro traz, também, algumas conclusões sobre a política de Educação Básica implementada no Brasil na década de 1990 e apresenta sugestões que podem contribuir para melhorar a qualidade da Educação no País, em especial no Ensino Médio.