Perspectivas da Educação Profissional Técnica de Nível Médio – Proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais

Perspectivas da Educação Profissional Técnica de Nível Médio - Proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais

Organização: Eliezer Pacheco

Edição: Fundação Santillana / Editora Moderna

Ano: 2012

Livro aborda aspectos da atualização das diretrizes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio

Este texto é resultado do debate sobre a atualização das diretrizes da Educação Profissional Técnica de Nível médio. As discussões ocorreram ao longo de 2010: tiveram início com duas audiências públicas e foram aprofundadas no Seminário da Educação Profissional e Tecnológica.

A Carta do Seminário estabeleceu a criação de um grupo de trabalho, que recebeu contribuições de diversos órgãos, instituições de ensino e pesquisadores. Aqui estão reunidas algumas das reflexões suscitadas nesses encontros.

A primeira seção do livro relata as principais críticas às propostas debatidas nas audiências públicas. Em seguida são abordados os avanços conceituais das políticas de Educação Profissional, as ações necessárias ao desenvolvimento das políticas públicas nessa área e, por fim, as possibilidades de organização e desenvolvimento curricular.

Essas discussões são de fundamental importância para jovens e adultos trabalhadores que buscam no Ensino Médio e na Educação Profissional uma formação que viabilize sua inserção no mercado de trabalho e que os leve a compreender os processos econômicos e sociais em curso no mundo atual.