Relatório Nacional PISA 2012 – Resultados brasileiros

Relatório Nacional PISA 2012 – Resultados brasileiros

Organização: OCDE / Inep

Edição: Fundação Santillana

Ano: 2013

Volume compila análises estatísticas e conceituais do PISA 2012, com foco em Matemática

O Relatório Nacional Pisa 2012 – Resultados brasileiros traz dados que confirmam tendências já identificadas em outras avaliações nacionais e internacionais: o Brasil é um dos países que vêm apresentando os maiores progressos na Educação básica.

A edição 2012 do PISA destaca que o Brasil é o país que teve o maior avanço absoluto na proficiência em Matemática quando feita a comparação entre os dois últimos exames nessa área do conhecimento (2003 e 2012). A essa boa notícia soma-se o fato de o Brasil ter sido o país com a terceira maior evolução no desempenho global do exame até 2009.

Vale ressaltar que esse progresso foi observado inclusive no Ensino Médio – nível educacional em que se registram historicamente os índices mais elevados de evasão e para o qual a meta do IDEB foi alcançada, mas não superada.

Além disso, é importante destacar que o desempenho brasileiro no PISA melhorou ao mesmo tempo em que o País promoveu uma inclusão massiva, como indicam os dados de fluxo escolar: o número de jovens de 15 a 20 anos no sistema educacional quase triplicou entre 1991 e 2010. Existe um consenso de que o desenvolvimento de um país passa necessariamente pelas conquistas na área da Educação.