Educação brasileira: uma agenda inadiável

Autor: Mozart Neves Ramos

Edição: Fundação Santillana/ Editora Moderna

Ano: 2015

Obra reúne artigos publicados pelo autor, que reflete sobre os progressos e desafios da Educação no século 21

A sala de aula, na maioria das escolas brasileiras, continua estruturada como no século 19. Precisamos auxiliar o próprio professor a chegar ao século 21, pois os alunos já estão nele. Não se trata apenas de adotar tecnologias como tablets e smartphones, mas de promover mudanças no design do espaço, na formação do professor e na promoção de uma Educação Integral. Recentes achados científicos dialogam diretamente com a sala de aula.

É nesse contexto que este livro deve ser entendido. Aqui, Mozart Neves Ramos, com sua competência e conhecimento, traça um panorama do duplo desafio do Brasil. Como professor que é, apresenta, em um estilo claro e didático, não só os vários temas da agenda do século 20 que o País ainda precisa cumprir, como a implantação do regime de colaboração, a universalização do Ensino Médio e a solução para a equidade na oferta escolar, mas também a agenda necessária para chegar à Educação do século 21 – e que, na realidade, está presente em todo o livro.