Projeto Político Pedagógico – Orientações para o gestor escolar entender, criar e revisar o PPP

Organização: Comunidade Educativa CEDAC

Edição: Fundação Santillana / Editora Moderna

Ano: 2016

Publicação traz orientações para auxiliar o gestor escolar no processo de elaboração e revisão do PPP por meio da ação coletiva

As escolas, em um exercício de autonomia e gestão democrática, devem construir seu Projeto Político Pedagógico (PPP) para orientar suas intencionalidades educativas de acordo com as necessidades e expectativas da comunidade onde estão inseridas. Um PPP bem construído serve de parâmetro para as ações de diretores, professores, funcionários, alunos e famílias.

O marco legal do PPP é a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que regula a elaboração de projetos diferenciados em cada instituição escolar. No entanto, as unidades produzem ou reproduzem PPPs burocraticamente, apenas para cumprir a normatização legal.

O objetivo desta publicação é auxiliar o gestor escolar no processo de elaboração e revisão do PPP por meio da ação coletiva, pois essa é a única maneira de assegurar que toda a comunidade se comprometa com a melhoria das condições de ensino e aprendizagem de todos e de cada um dos alunos. Projeto Político Pedagógico não é tarefa, é vida!