Anuário Brasileiro da Educação Básica 2016

Anuário Brasileiro da Educação Básica 2016

Organização: Editora Moderna / Todos Pela Educação

Edição: Editora Moderna

Ano: 2016

Material oferece uma compilação de dados estatísticos mais recente disponíveis, indicadores e análises do cenário educacional brasileiro

Em sua quinta edição, este Anuário reafirma o compromisso do Todos Pela Educação e da Editora Moderna com o Plano Nacional de Educação (PNE). Busca, mais uma vez, ser uma ferramenta de grande utilidade a todos que desejam compreender e acompanhar a evolução da Educação brasileira.

A importância de uma visão abrangente dos resultados e desafios educacionais do País fica evidente nos gráficos e nas tabelas deste Anuário, cujo conteúdo está organizado, desde a segunda edição, com base nas 20 metas do PNE.

A análise das séries históricas mostra claramente como os avanços são perceptíveis apenas quando se observa uma fotografia mais ampla; no curto prazo, em geral, há a sensação de que pouca coisa está mudando. Tal constatação nos leva a confirmar também a extrema relevância da divulgação, análise e discussão de dados sobre o cenário educacional brasileiro.

Por isso mesmo, buscando sempre fornecer um quadro mais completo possível, contamos com os números do Censo Demográfico e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), apurados e divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e com os dados do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), disponibilizados pelo Ministério da Educação. Além disso, trazemos tabulações próprias e abordagens estatísticas inéditas.