Educação média profissional no Brasil: situação e caminhos

Autor: Simon SchwartzmanE

Edição: Fundação Santillana / Editora Moderna

Ano: 2016

O livro aponta caminhos para entender e propor soluções para o Ensino Médio no Brasil, bem como a Educação para o trabalho

O Brasil possui poucas experiências de Ensino Médio e Profissional de qualidade, e muitas de políticas governamentais fracassadas na área da Educação. O governo central tem importantes papéis a cumprir na criação de estímulos e apoios a diferentes iniciativas, acompanhando e avaliando os resultados globais e criando um marco regulatório que valorize as mais promissoras. Isso, porém, deve ser feito de maneira modesta, abrindo espaço para experiências, respeitando as iniciativas locais e levando em conta o conhecimento internacional em toda a sua complexidade.

O objetivo deste livro é ajudar a entender e propor caminhos para a Educação média no Brasil, que é voltada para os jovens e inclui necessariamente a Educação para o trabalho. Para isso, faremos uso de dados disponíveis e consideraremos como o tema tem sido entendido no País à luz da literatura internacional especializada e da experiência de outras nações.