Brasil no PISA 2015 – Análises e reflexões sobre o desempenho dos estudantes brasileiros

Brasil no PISA 2015 – Análises e reflexões sobre o desempenho dos estudantes brasileiros

Organização: OCDE

Edição: Fundação Santillana / Editora Moderna

Ano: 2016

Volume é coletânea de informações sobre o desempenho dos jovens de 15 anos na sexta edição do PISA, com foco em ciências

O documento Brasil no PISA 2015 – Análises e reflexões sobre o desempenho dos estudantes brasileiros é uma coletânea de informações sobre o desempenho dos jovens de 15 anos na sexta edição do PISA – Programa Internacional de Avaliação de Estudantes –, cujo foco foi ciências.

Os dados foram analisados de modo a facilitar o acesso e a compreensão dos principais resultados da avaliação por parte de gestores, professores, pesquisadores, bem como de todos os interessados nos rumos da Educação nacional.

Destaca-se que uma das inovações deste relatório consistiu nas análises dos fatores que melhor contextualizam os resultados do País, como o interesse, a motivação e as crenças dos estudantes em seu aprendizado. Além disso, são discutidos alguns índices sobre o ambiente escolar e as condições de aprendizagem no Brasil, e indicadores sobre equidade nas oportunidades de aprendizagem. Analisa-se, ainda, algumas similaridades e diferenças entre o PISA e o SAEB.