Livro aponta caminhos para promover diálogos entre escolas e famílias

Livro aponta caminhos para promover diálogos entre escolas e famílias

Publicação da Fundação Santillana e da Moderna em parceria com a Comunidade Educativa Cedac sugere roteiros para que escolas conversem sobre problemas com as famílias dos alunos

São Paulo, 3 de junho de 2019 – “Aquela mãe acha que sabe mais que a escola”. “O coordenador fica naquele blá-blá-blá e não resolve nada”. As frases vêm de lados opostos da relação entre família e escola, e fazem parte do cotidiano de quem se preocupa com o que acontece no espaço escolar. Mas como construir soluções para que famílias e escolas possam, juntas, promover a melhor educação para crianças e jovens?

O livro “Diálogo escola-família”, publicado pela Fundação Santillana e pela Moderna em parceria com a Comunidade Educativa Cedac, traz uma série de reflexões sobre esses tipos de problemas, e propõe roteiros para que os temas sejam abordados. Organizada pela educadora Tereza Perez, diretora do Cedac, a obra foi pensada para auxiliar diretores de escolas públicas ou particulares a aprimorar a relação com as famílias dos estudantes.

A partir da história da instituição escolar articulada com a da instituição familiar, são abordadas as mudanças nas demandas sociais que ajudam a entender quem são as crianças, adolescentes e jovens que frequentam a escola no século 21. Em seguida, o livro apresenta situações práticas do cotidiano da gestão escolar, seguidas de uma breve conceitualização sobre os temas trabalhados e de sugestões de caminhos possíveis com base em experiências positivas de ações transformadoras.

Na segunda metade do livro são apresentadas propostas práticas: estratégias para lidar com situações comumente enfrentadas nas escolas. Por exemplo: como lidar com a superproteção de pais em relação aos filhos? Qual é o papel da família em relação à lição de casa? Repleto de diagramas e quadros de ações, o livro parte de casos reais para propor caminhos para que diretores promovam ações em suas realidades.

No final, a obra registra uma experiência real de transformação da relação entre escola e famílias ocorrida no município de Casimiro de Abreu, Rio de Janeiro. É uma amostra de como oferecer um espaço de encontro e manter o diálogo aberto permite trazer para o centro das discussões aquilo que importa para o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens, fazendo com que educadores e familiares se apoiem, compartilhem desafios e atuem juntos. Inclui, ainda, uma apresentação digital com vários materiais pensados para apoiar a implementação das ações propostas e que pode ser acessada gratuitamente em link disponível no livro.

“Não é fácil nem simples tratar da relação entre escola e famílias, porque, quanto mais conhecemos as duas instituições, mais complexo é explicitar as diferentes possibilidades de tessitura desse relacionamento. Este livro parte do entendimento de que a escola presta um serviço à comunidade e às famílias e é corresponsável por ensinar e educar as crianças, os adolescentes e os jovens. Seja privada ou pública, seu papel e seu compromisso não mudam”, afirma Tereza Perez, organizadora da obra.

O livro “Diálogo escola-família: Parceria para aprendizagem e o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens” está disponível para download gratuito nos sites da Fundação Santillana e da Moderna: https://www.moderna.com.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A808A826AE59BA7016B089BE2741698.

Sobre a Fundação Santillana

A Fundação Santillana dedica-se à produção, organização e difusão de informações que contribuam para que a Educação alcance os desejados padrões de qualidade e equidade. Constituída em 1979, atua na Ibero-América e no Brasil, aonde chegou em 2008. Por meio de suas publicações, cursos, seminários e oficinas e de parcerias com organizações nacionais e internacionais, busca compartilhar experiências inovadoras e difundir informações relevantes para a promoção do direito à Educação, componente indispensável para o fortalecimento de sociedades democráticas, justas e sustentáveis.

Sobre a Moderna

A Moderna atua há mais de 50 anos com o compromisso de educar para um mundo em constante movimento, compreendendo cada ecossistema formativo para ajudar a construir projetos de vida alinhados às expectativas de cada indivíduo. Com uma equipe de autores e especialistas que conhecem as necessidades do brasileiro e das instituições de ensino públicas e privadas, a Moderna investe em pesquisas, inovações e novas metodologias para criar e elaborar conteúdos didáticos, literários e projetos educacionais efetivos. Assim, ao lado de escolas e famílias, desenvolvemos habilidades, competências e valores para os desafios pessoais e profissionais que estão por vir.

Desde 2001, como parte da Santillana, grupo editorial e de educação presente em 22 países, a Moderna contribui com projetos sociais de fomento à educação e à cultura, em parceria com a Fundação Santillana e outras entidades do setor. Também apoia a formação de professores e gestores, com a realização de cursos, oficinas e seminários gratuitos e a disponibilização de obras de referência para fomentar reflexões e políticas públicas em prol da melhoria da qualidade do ensino.

Assessoria de imprensa

Ana Paula Fonseca – anapaula@danthi.com.br – 11 3812-7393/29

Reinaldo Adri – reinaldo@danthi.com.br – 11 3812-7393/25

Lúcia Martins – lucia@danthi.com.br – 21 3114-0779