Quatro décadas de gestão educacional no Brasil – Políticas públicas do MEC em depoimentos de ex-ministros

Quatro décadas de gestão educacional no Brasil - Políticas públicas do MEC em depoimentos de ex-ministros

Autor: Antônio Gois

Organização: Instituto Unibanco

Edição: Fundação Santillana / Editora Moderna

Ano: 2018

O livro apresenta entrevistas com 14 autoridades da Educação que ocuparam a pasta entre os governos João Baptista Figueiredo e Dilma Rousseff.

A obra reúne entrevistas que retratam um extenso período, no qual o País atravessou fases de graves crises econômicas e instabilidade política. Também celebrou avanços, como a redemocratização, a ampliação de direitos sociais e a redução da desigualdade.

Os ministros que passaram pelo Ministério da Educação (MEC) conviveram com o desafio de implementar políticas públicas no setor considerando o momento socioeconômico de seu tempo. Além de buscar contribuir para o entendimento de como tais contextos afetaram a trajetória das políticas educacionais, este livro visa resgatar parte da memória da gestão do MEC por meio do depoimento de seus protagonistas.

Se, de um lado, a memória dos entrevistados está sujeita a interpretações, subjetividades ou mesmo omissões, de outro, o relato dos fatos em primeira pessoa facilita a revelação dos bastidores da formulação das políticas que não aparecem em documentos ou reportagens da época.