BNCC – A Base Nacional Comum Curricular na prática da gestão escolar e pedagógica

BNCC – A Base Nacional Comum Curricular na prática da gestão escolar e pedagógica

Organização: Tereza Perez

Edição: Fundação Santillana / Editora Moderna

Parceria: Comunidade Educativa CEDAC

Ano: 2018

Material dá subsídios para que diretores de instituições de ensino públicas e privadas possam pensar a implementação da BNCC nas escolas.

A publicação foi concebida com o propósito de contribuir para ampliar a reflexão dos gestores escolares e de suas equipes em torno das intencionalidades educativas a serem asseguradas no ensino pautado pelas competências expressas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A obra se propõe a apoiar as equipes gestoras que se veem diante do desafio de orientar professores na implementação da BNCC e dos novos currículos que serão elaborados à luz dela. No verso da capa do livro, vocês encontram um diagrama que representa a complexa rede de atores mobilizada no processo de ensino e aprendizagem. Ele mostra a articulação que se faz necessária entre as ações desses atores, pois, para que essa engrenagem funcione, todos devem ter como fonte de sentido a aprendizagem das crianças e dos jovens.

Como pano de fundo de todo o livro está a correlação entre a forma de ser, ensinar e agir dos educadores e o modo de ser, aprender e agir das crianças e jovens. A ideia aqui subjacente é que, se queremos que todos os estudantes desenvolvam tais competências ao longo da escolaridade, é preciso que os educadores as coloquem em prática em seu dia a dia e na rotina escolar, para que elas não se transformem apenas em objeto de discurso.