Educação nas eleições: guia de cobertura

Organização: Jeduca

Edição: Fundação Santillana / Editora Moderna

Ano: 2018

Guia compila conceitos básicos e subsídios para o levantamento de pautas e produção de reportagens sobre Educação no contexto eleitoral.

A ideia do guia é colaborar para que Educação esteja mais presente no debate eleitoral de 2018. Por meio e subsídios técnicos e dados, o texto pretende ajudar jornalistas em suas matérias e dar ideias de pauta. Sem a pretensão de produzir um guia definitivo, a Jeduca buscou temas que marcaram presença no debate público nos últimos anos.

O material traz uma memória de campanhas eleitorais recentes e destrincha assuntos que podem surgir nas eleições, como a BNCC, a reforma do Ensino Médio e o Fies. Também há questões mais polêmicas, como doutrinação e bônus para professores, a outras mais técnicas, como mecanismos de financiamento e a valorização docente. Além de informação importantíssima para uma cobertura mais eficiente, a intenção é a de que o jornalista também possa ajudar a incluir a Educação no debate eleitoral deste ano.