Educação em Debate: Um panorama abrangente e plural sobre os desafios da área para 2019-2022 em 46 artigos

Organização: Editora Moderna / Todos Pela Educação

Edição: Editora Moderna

Ano: 2018

Artigos reúnem propostas que qualificam a discussão de ideias e soluções, baseadas em evidências, que possam impulsionar a qualidade da Educação.

A fim de fomentar e ampliar ainda mais o debate que embasou o Educação Já, o Todos Pela Educação, a Editora Moderna e a Fundação Santillana organizaram esta publicação, agregando propostas de grandes nomes da Educação brasileira com foco em políticas para a melhoria da qualidade de nosso sistema de ensino.

O convite a esses ilustres autores, acostumados a pensar nossa Educação, pedia que eles estabelecessem uma prioridade para a área no período 2019-2022, desenvolvendo-a na forma de artigo. Nossa intenção era de que os textos tivessem uma argumentação propositiva, independente de variáveis político-ideológicas. Desse modo, construído com base em um rico processo de escuta, acreditamos que este livro fortalece a pluralidade de ideias que sempre pautou o trabalho do movimento e da Editora Moderna.

É preciso dizer que essa escuta ativa e empática não se encerra aqui. Esperamos que esta obra cumpra o papel de inspirar todos os atores envolvidos com a Educação brasileira pública, colocando em debate esse tema tão fundamental para que construamos e tenhamos, em um futuro próximo, um Brasil menos desigual, mais justo, menos corrupto, mais saudável e mais seguro.