Anuário Brasileiro da Educação Básica 2019

Anuário Brasileiro da Educação Básica 2019

Organização: Editora Moderna / Todos Pela Educação

Edição: Editora Moderna

Ano: 2019

Compilação dos dados estatísticos mais recentes disponíveis, indicadores e análises do cenário educacional brasileiro.

O volume é um valioso instrumento de consulta e de acompanhamento da evolução da qualidade da Educação no País, contribuindo para qualificar o debate e enriquecer a compreensão sobre as conquistas das décadas recentes, o quadro atual e as perspectivas futuras no ensino que é oferecido às crianças e aos jovens de todo o País. 

Ao mesmo tempo, é fundamental ressaltar que a proposta do Anuário vai muito além da compilação de dados estatísticos sobre a Educação brasileira. Por meio de indicadores e análises, bem como de cruzamentos a partir da base de microdados, buscamos apresentar um painel abrangente do cenário educacional. 

Nesse retrato, destaca-se um dos principais focos desta produção, que é jogar luzes sobre a grande desigualdade de oportunidades no acesso à Educação de qualidade. O Anuário adota como eixo estrutural o Plano Nacional de Educação (PNE) 2014- 2024, com suas 20 metas, que abrangem as várias etapas e modalidades de ensino, assim como a valorização dos professores, a gestão democrática e o financiamento do ensino público. 

Acima de tudo, queremos que o Anuário seja entendido como um serviço para a sociedade brasileira. Uma obra de referência que possa ser utilizada por seus diferentes públicos de interesse – jornalistas, pesquisadores e gestores, entre outros – no esforço coletivo de construção da Educação que almejamos para o Brasil, acima de qualquer contexto social, político e econômico.