Fundação Santillana realiza seminário sobre modelos emergentes de Educação

Evento reunirá importantes nomes da área para discutir os desafios no mundo em transformação

A Fundação Santillana, a Moderna e o Programa Crescemos realizarão, no próximo dia 29, o seminário “Por onde caminha a Educação”. O evento é um convite a docente, diretores e coordenadores de escolas, fundações e institutos ligados à Educação a pensarem como e o que aprender hoje.

O livro do pesquisador argentino Axel Rivas, “O que é preciso aprender hoje? Da escola das respostas à escola das perguntas”, que será distribuído no evento, é o ponto de partida para a conversa. O dia é dedicado à reflexão e análise dos desafios que cabem à Educação e à comunidade escolar em um mundo que se transforma, enfrenta dilemas e é desigual.

Segundo Luciano Monteiro, secretário-executivo da Fundação Santillana, a proposta do evento, a partir do texto de Rivas, é um debate instigante sobre para quê a nossa educação serve aos estudantes. "É um questionamento que, inevitavelmente nos leva a discutir qual é a escola que queremos, como ensinar e quais são as condições para que a transformação da educação ocorra".

A programação começa com a apresentação do tema, feita por Miguel Barrero, diretor global de Educação da Fundación Santillana. O executivo espanhol é também diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Santillana, e fala sobre as inovações da Educação no século 21 voltadas para o protagonismo dos alunos no processo de aprendizagem.

Em seguida, Ivan Claudio Siqueira, presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE), discute o tema no contexto brasileiro a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Seria o documento um aliado na modernização dos currículos ou um entrave para as mudanças?

O conselheiro permanece à mesa para se juntar a Barrero e outros dois importantes nomes do mundo editorial: Juliane Matsubara, diretora adjunta Editorial da Editora Moderna e Miguel Thompson, diretor Acadêmico da Fundação Santillana. A discussão gira em torno da convivência entre os saberes clássicos e os saberes emergentes na vida escolar.

Para Thompson, as transformações no campo da Educação não devem arrasar o terreno que encontram, mas se somar para criar um modelo adequado ao contexto e a realidade local “num misto de tradução e ruptura, típico da complexidade”, afirma.

Encerrando a manhã, ele recebe Tereza Perez, diretora-presidente da Comunidade Educativa CEDAC, para ir da teoria à prática. A proposta é refletir sobre os desafios da implantação de novas formas de ensino e aprendizagem em sala de aula.

À tarde, André Lázaro, diretor de Políticas Públicas da Fundação Santillana, recebe dois importantes pensadores e ativistas da inclusão na Educação brasileira: Bel Santos Mayer, coordenadora do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário; e Rodrigo Hübner Mendes, fundador e superintendente do Instituto Rodrigo Mendes. Na mesa “Diversidade na escola: o que aprendemos com as diferenças?”, os três apresentam seus pontos de vista e conversam sobre as potencialidades da diversidade na vida escolar.

Em seguida, é a vez de ouvir os gestores escolares. Solange Petrosino, gerente nacional de Serviços Pedagógicos da Moderna, media a conversa com Esther Carvalho, diretora-geral do Colégio Rio Branco; Regina Scarpa, diretora Pedagógica da Escola Vera Cruz; e Wagner Borja, vice-diretor da Escola Nossa Senhora das Graças. A conversa traz o olhar de quem lida diariamente com os desafios educacionais, e conhece de perto os desafios e conquistas das escolas.

Encerrando o Seminário, André Lázaro convida os participantes a refletirem sobre os debates do dia: onde estamos e por onde queremos ir? “O século XXI já vai longe e, entre promessas e ameaças, cabe uma avaliação que nos ajude a escolher os caminhos a seguir. Num momento de transição talvez não seja fácil dizer para onde queremos ir, mas sabemos por onde queremos ir. Este é um dos aprendizados que o Seminário pode nos proporcionar”, afirma o diretor de Políticas Públicas da Fundação Santillana.

O seminário “Por onde caminha a Educação?” é gratuito, e as inscrições podem ser feitas no site: mod.lk/sepav

Serviço:

Seminário: Por onde caminha a Educação?

29 de outubro | 8h30 às 17h30

Local: Câmara de Comércio Árabe Brasileira

Av. Paulista, 283/287 – Cerqueira César – São Paulo – SP

PÚBLICO-ALVO: Destinado a diretores e coordenadores de escolas particulares, fundações e institutos dedicados à Educação.

Programação completa e inscrições: mod.lk/sepav

Assessoria de imprensa

Ana Paula Fonseca – anapaula@danthi.com.br – 11 3812-7393/29 Reinaldo Adri – reinaldo@danthi.com.br – 11 3812-7393/25 Lúcia Martins – lucia@danthi.com.br – 21 3114-0779