O gesto, as artes e a neurociência para o desenvolvimento da alfabetização

O gesto, as artes e a neurociência para o desenvolvimento da alfabetização

Webinário discute a relação entre corpo e mente: como se dá a formação integral em um mundo virtual

André Lázaro e Miguel Thompson receberam a pesquisadora Elvira Souza Lima e o educador Ivaldo Bertazzo para refletir sobre os desafios da formação integral, corpo e mente no espaço virtual.

O isolamento social imposto pela pandemia está levando a educação para o espaço digital. Neste contexto, como trabalhar a corporalidade a distância? Quais os prejuízos que a falta do encontro físico pode causar? O que podemos mudar na formação integral dos jovens quando for possível estar junto novamente?

Para debater estas questões, convidamos um especialista em educação do corpo e transformação do gesto como manifestação da própria individualidade, e uma especialista em desenvolvimento humano na perspectiva biológica-cultural.

Elvira Souza Lima tem formação em neurociência, antropologia, música e psicologia. É doutora pela Sorbonne e tem pós-doutorado pela Stanford University. Sua pesquisa se concentra na área da neurociência e da cultura aplicadas à educação.

Ivaldo Bertazzo viajou o mundo incorporando movimentos e a cultura gestual de diversos lugares ao seu trabalho, criando a Escola Ivaldo Bertazzo e o Método Bertazzo de Reeducação do Movimento. É autor de seis livros e atua diretamente com a formação de profissionais das áreas de saúde, educação, arte e do esporte.

Confira a íntegra do bate-papo no vídeo: