Releases

Fundação Santillana, Fundação Telefônica Vivo e Instituto Península lançam livro sobre Educação e Inteligência Artificial

Foi lançado na manhã desta terça-feira, em São Paulo, o livro “Educação para a era da Inteligência Artificial”, escrito pelo renomado pesquisador Charles Fadel, e os autores Alexis Black, Robbie Taylor, Janet Slesinski e Katie Dun. A obra, publicada pela Fundação Santillana, em parceria com a Fundação Telefônica Vivo e Instituto Península, aborda os desafios e as oportunidades que a IA traz para o setor educacional, destacando a importância de preparar alunos e professores para esse novo cenário. A apresentação da obra feita durante evento de comemoração dos 25 anos da Fundação Telefônica Vivo no Brasil e está disponível para download no site das instituições.

Luciano Monteiro, presidente executivo da Fundação Santillana, ressalta a relevância do tema: “A inteligência artificial já está moldando o futuro do trabalho e da educação. Entender como integrá-la de forma ética e eficiente no processo de aprendizagem é fundamental para formar cidadãos preparados para o futuro. A obra marca um importante passo no debate sobre como as novas tecnologias podem transformar o ambiente educacional e preparar as futuras gerações para os desafios da era digital”.

“Estudos recentes nos mostram que os professores são responsáveis por desenvolver até 60% da aprendizagem dos estudantes. A inteligência artificial tem o potencial de revolucionar a educação, criando experiências de aprendizagem mais interativas e personalizadas. No entanto, é vital reconhecer que, apesar de todas essas inovações, a relação entre professor e aluno continua sendo a pedra angular do desenvolvimento educacional. Capacitar os educadores para utilizar a tecnologia em prol da aprendizagem é crucial para que essa jornada se torne não apenas mais criativa e envolvente, mas também enriquecida pela conexão humana. Afinal, em um mundo cada vez mais digital, a empatia e o entendimento mútuo são ferramentas insubstituíveis para moldar o futuro.” Enaltece Heloisa Morel, Diretora-Executiva do Instituto Península.

Educação para a Era da Inteligência Artificial” aborda o impacto da IA no setor educacional, trazendo reflexões sobre como essa tecnologia emergente está transformando a maneira de ensinar e aprender. Estruturada em oito capítulos, examina o avanço da IA e desmistifica os temores sobre superinteligência, destacando que o uso inteligente dessa tecnologia pode transformar as profissões e dar vantagem competitiva aos profissionais que a dominarem.

Reforça, ainda, que a educação deve continuar atendendo tanto às necessidades psicossociais quanto às econômicas, com foco no desenvolvimento da sabedoria, e propõe um modelo educacional baseado em quatro dimensões fundamentais: conhecimento, habilidades, caráter e meta-aprendizado. Além disso, aborda a necessidade de incorporar disciplinas modernas como tecnologia, ciências sociais e empreendedorismo nos currículos escolares, estimulando o desenvolvimento de competências como imaginação e engenhosidade, que serão essenciais em um futuro moldado pela IA.

Além disso, ressalta a importância da personalização do ensino, incentivando o equilíbrio entre o uso da tecnologia e o desenvolvimento de identidade, agência e propósito nos alunos. A obra oferece exemplos práticos de como a IA pode ser usada para auxiliar os professores no planejamento de aulas e avaliações, apresentando um novo caminho para a educação na era digital.