Imprensa

Notícias

Imagem ilustrativa do conteúdo, sem valor semântico

Fundação Santillana lança nova temporada do podcast “Educação e Relações Étnico-Raciais”

Programa está na 4ª temporada e entrevista professores sobre práticas pedagógicas de combate ao racismo em sala de aula

A Fundação Santillana apresenta a 4ª temporada do seu podcast "Educação e Relações Étnico-Raciais", com o tema central "Mulheres Negras Insurgentes". Nesta temporada, serão exploradas as lutas e contribuições das mulheres negras na sociedade, além de diálogos sobre racismo, educação e a formação de lideranças negras.

O conteúdo está disponível nas principais plataformas de streaming de áudio, como Spotify e Apple Podcasts, com oito episódios que serão lançados semanalmente, até dezembro. A série oferece reflexões sobre educação, cultura e políticas sociais, sempre sob a ótica de mulheres negras insurgentes.

Entre as convidadas desta temporada estão: Laís Rodrigues Campos, doutora em Geografia pela UFG e professora na Universidade Federal de Goiás. Trabalha com temas como políticas públicas, diversidade e inclusão na educação básica, além de coordenar projetos educacionais no MEC. Matilde Ribeiro, doutora em Serviço Social pela PUC-SP, é professora na UNILAB e foi Ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR). Sua atuação abrange políticas públicas de gênero e raça, com vasta militância no movimento negro e feminista.

Damaris Silva, diretora de Serviços Educacionais da Soluções Moderna, com 18 anos de experiência no mercado editorial, focada em projetos de diversidade e educação pública. Iraneide Soares da Silva, doutora em História Social pela UFU e professora da UESPI. Coordena o SANKOFA – Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Memória da Escravidão e do Pós-Abolição, com forte atuação na pesquisa de políticas afirmativas.

Também participam, Carol Dartora, deputada Federal pelo Paraná e mestra em Educação pela UFPR, é professora e ativista nas áreas de desigualdade racial e de gênero, com foco em políticas públicas para educação. Zara Figueiredo, Secretária da SECADI/MEC, doutora em Educação pela USP e professora da Universidade Federal de Ouro Preto, Zara tem vasta experiência em equidade educacional e políticas públicas para a educação racial.

Também estão Jaqueline Goes de Jesus, Biomédica que integrou a equipe responsável pelo sequenciamento do genoma do coronavírus no Brasil. Jaqueline é referência na pesquisa científica sobre virologia e saúde pública. E Katemari Rosa, professora da UFBA, doutora em Educação Científica pela Columbia University, Katemari pesquisa o ensino de física com foco em gênero, raça e interseccionalidades nas ciências.

A nova temporada é apresentada por Vanessa de Oliveira, que conduzirá as conversas, enriquecendo o diálogo sobre as insurgências e conquistas das mulheres negras no Brasil e no mundo.

O Podcast de Educação Antirracista nasceu de uma necessidade da sociedade atual e abarca diversos pilares fundamentais para a Fundação Santillana: debater, formar e educar para o antirracismo. "Essa série tem um papel fundamental em promover discussões sobre o tema nas escolas, ajudando gestores e professores a trazerem a educação antirracista para o cotidiano educacional. É essencial que docentes e alunos tenham acesso a boas referências para que o debate seja enriquecedor e relevante para a sociedade", afirma Luciano Monteiro, Diretor-executivo da Fundação Santillana.

Para mais informações:

Site: www.fundacaosantillana.org.br

Instagram: @fundacaosantillana

Ouça o Podcast: https://www.fundacaosantillana.org.br/blog/racismo-no-brasil/

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Nossas Redes