A Revolução Republicana na Educação – Ensino de qualidade para todos

• Autores: Cristovam Buarque
  • Edição: Editora Moderna / Fundação Santillana
  • Ano: 2011

O Brasil foi, por quatro séculos, uma colônia monarquista na política, escravocrata na economia e na sociedade. Em 1889, por um golpe de Estado, proclamamos a República Política, mas não fizemos a revolução republicana no social: continuamos uma sociedade dividida. Percorremos um grande caminho na miscigenação racial, mas não fizemos a miscigenação social que unifica as classes formando um povo.

Só uma revolução republicana será capaz de construir o povo brasileiro, sem a divisão entre elite e povão, um só povo, com diversidade de classes. Se a miscigenação racial se fez nas alcovas e a República Política nos quartéis e em uma esquina do Rio de Janeiro, a construção de um povo e a miscigenação social se fazem nas escolas.

Daí o título deste livro: A Revolução Republicana na Educação: Ensino de qualidade para todos. Adiada há 120 anos, ela só será realizada quando o Brasil oferecer a mesma chance educacional a cada criança, em escolas com a mesma qualidade para todos.

Imagem da capa do livro
Idioma da Publicação: Português Download da Publicação Ler Publicação Online