Aceito as condições

Aceito as condições

Autores: Cristóbal Cobo

Edição: Fundação Santillana

Ano: 2020

Usos e abusos das tecnologias digitais

A atual concentração do poder digital em poucas companhias (Google, Facebook, Amazon, Apple ou Microsoft) não está apenas gerando novas formas de poder e controle que exacerbam as já existentes, mas também criando novas formas de exclusão e periferia. É o fim da lua de mel digital.

Por meio da voz de diferentes especialistas internacionais, esta obra aprofunda questões como: o que fazer para reverter as atuais assimetrias de poder? Quem observa os que nos observam? Podemos pensar em tecnologias com um enfoque (mais) humano? Ou aceito os termos e condições da vida digital?

A estrutura deste texto visa evitar reducionismos. De acordo com o tipo de trajetória que se siga com a leitura, é possível transitar do otimismo (utopia) à tragédia (distopia), ou simplesmente do diagnóstico à reação (possível).

A leitura é sob medida e ao gosto do leitor. Não há receitas nem doutrinas que possam ser instaladas de forma tão simples quanto uma atualização no seu sistema operacional. O principal objetivo é refletir a partir de uma perspectiva crítica e aberta sobre as consequências da massificação das tecnologias e sobre seu impacto nas novas formas de poder e controle da sociedade atual.