Conversas sobre educação
A educação precisa se fazer perguntas e na Fundação Santillana as formulamos para quem pode nos esclarecer. Esse documento reúne várias das conversas que Carlos Magro, presidente da Asociación de Educación Abierta, teve com alguns especialistas educacionais ibero-americanos e que nos abrem os olhos para ver melhor alguns dos conceitos mais difusos da situação educacional.
São seis especialistas no total e cada uma dessas conversas revela diferentes chaves que nos ajudam a responder a perguntas como: qual é o sentido da escola? Por que as crianças e os jovens devem ir à escola? Quais são os objetivos da escolarização? De que adianta todo esse esforço que nós fazemos, que nossas crianças e jovens, suas famílias, professores, escolas, a sociedade como um todo fazem? O que vale a pena aprender num mundo em mudança, cada vez mais complexo, problemático e desigual?
São Elena Martín, professora de Psicologia Evolutiva e Educação da UAM; Mariano Fernández Enguita, Professor de Sociologia da Universidade Complutense de Madrid; Carmen Pellicer, presidente da Fundação Trilema; Cristóbal Cobo, diretor do Centro de Estudos da Fundação Ceibal; Eduard Vallory, Presidente do Centro UNESCO da Catalunha e Alfredo Hernando, Psicólogo e Criador do projeto Escuela 21.org.
Algumas dessas conversas já estão disponíveis na seção #enclaveFS do nosso blog. Outras ainda não vieram à luz, mas o farão muito em breve.