Educação e infância no século XXI. Bem-estar emocional na era digital
Qual é a natureza da infância hoje? De muitas maneiras, a vida das crianças de hoje melhorou claramente, graças ao progresso na segurança pública e ao melhor suporte para sua saúde física e mental. As novas tecnologias podem contribuir para a aprendizagem, socialização e recreação das crianças, enquanto os pais, mais velhos e com maior escolaridade, desempenham um papel cada vez mais ativo na educação de seus filhos.
Ao mesmo tempo, nunca estivemos tão conectados, e muitas crianças têm acesso a tablets e smartphones antes mesmo de aprenderem a falar ou a andar. As crianças no século 21 são mais propensas a serem filhas únicas e são cada vez mais pressionadas a fazer mais por “pais helicópteros” que estão constantemente cuidando delas para evitar danos. Junto com oportunidades infinitas, a onipresença do mundo digital traz novos riscos, como o cyberbullying, que acompanha as crianças desde o pátio da escola até suas casas.
Este relatório analisa a infância hoje, com especial atenção ao ponto de intersecção entre o bem-estar emocional e as novas tecnologias. Analisa as transformações pelas quais a paternidade e as amizades passaram na era digital. Estuda as crianças como cidadãos digitais e a melhor forma de apoiá-los para aproveitar as oportunidades digitais, minimizando os riscos. Conclui com uma visão sobre como promover a alfabetização digital e a resiliência, destacando o papel das parcerias, políticas públicas e proteção.