Financiamento da Educação Básica – Guia de Cobertura

• Edição: Fundação Santillana / Editora Moderna
  • Ano: 2019
  • Organização: Jeduca

Além de um histórico sobre como a Educação é financiada no Brasil, o Guia descreve leis, políticas públicas, divisão de receitas e arranjos de governo que explicam as cifras por trás da rotina de milhões de alunos pelo País. O conjunto de informações permite entender a demanda de recursos e a viabilidade financeira das diferentes propostas para o setor.

Entre os principais temas, estão o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o Plano Nacional de Educação (PNE), as estratégias de remuneração docente e os impactos do atual cenário de restrição fiscal na sala de aula.

O trabalho ainda apresenta ao leitor, de modo geral, como a Ciência tem discutido a relação entre recursos financeiros e qualidade da Educação. O Brasil precisa aumentar o investimento no setor ou ter gasto mais eficiente? Ou seriam essas duas mudanças ao mesmo tempo? Mais dinheiro garante melhor aprendizagem? São muitas perguntas para um número ainda maior de possíveis respostas.