Formação de Professores no Brasil – Diagnóstico, agenda de políticas e estratégias para a mudança

Formação de Professores no Brasil – Diagnóstico, agenda de políticas e estratégias para a mudança

Organização: Fernando Luiz Abrucio

Edição: Editora Moderna / Fundação Santillana

Parceria: Todos Pela Educação

Ano: 2016

Livro traz pesquisa que analisou a literatura nacional e internacional e entrevistou especialistas na formação de professores

A formação dos professores é uma das cinco frentes de política pública nas quais o Todos Pela Educação foca esforços desde 2010. Com o objetivo de contribuir para avançar no terreno das políticas públicas nesse campo, realizou em 2015 a pesquisa “Formação de Professores no Brasil – Diagnóstico, agenda de políticas e estratégias para a mudança”, coordenada pelo professor Fernando Luiz Abrucio, da Fundação Getúlio Vargas.

Com o apoio de especialistas da área, definiu-se que a pesquisa deveria contemplar, em primeiro lugar, uma revisão da literatura dos estudos relativos à pertinência e à suficiência dos programas de formação de professores existentes. Esse primeiro passo traria elementos para a definição de escopo e elementos a indagar aos atores estratégicos numa segunda fase do estudo, na qual se foi a campo para realizar entrevistas em profundidade e grupos focais que permitiram identificar as principais problemáticas e proposições para avançar no terreno das políticas públicas.