Missões Escola de Robótica
O ambicioso compromisso da Escola de Robótica de Misiones (ERM) é que seus alunos aprendam muito, em contraste com a educação convencional – que transmite muito, mas alcança pouco –, exercitando a inteligência material e criando objetos e dispositivos que, além de entender o mundo, podem transformá-lo.
Tudo o que a escola faz, que é muito e bom, está refletido nas páginas a seguir. Aberta aos cenários culturais da atualidade, seu currículo dialoga facilmente com a emergente era eletrônica.
O ERM, que é na verdade um grande número de mentes e corpos interligados, é um pretexto para desafiar o sistema educativo, favorecendo a incorporação de questões cruciais: como pensar uma formação à prova de futuro? Quais serão as competências criativas que não serão substituíveis por novos desenvolvimentos tecnológicos? Como reinventar o sistema educacional não de fora ou de dentro, mas a partir de uma nova interface?
Se o RME com os seus apenas dois anos de vida pode ambicionar colocar questões com essa profundidade, e não de forma meramente retórica, é porque está subentendido por uma teia de experiências e instituições que sustentam os seus projetos e fornecem um pano de fundo sólido às suas propostas para o futuro.
O trabalho analisa a experiência, desde as suas origens, com o objetivo de dar um contributo ao modelo pedagógico, a partir de uma conceção disruptiva. A publicação aborda as últimas tendências educacionais e sua relação com os conhecimentos, competências e habilidades necessárias para a cidadania digital.
Essa publicação resulta de um intenso processo de pesquisa e introspecção que colocou os autores em contato com as últimas tendências educativas e no seu percurso expõem-se as bases de várias metodologias disruptivas e a sua relação com o desenvolvimento de conhecimentos, competências e habilidades associadas ao exercício da plena cidadania digital.