O Ensino Médio e os desafios da experiência – Movimentos da prática

• Edição: Editora Moderna / Fundação Santillana
  • Ano: 2014
  • Organização: Jose Clovis de Azevedo / Jonas Tarcísio Reis

Em um momento de aprofundamento da reforma do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul, este trabalho representa mais um passo para compartilhar reflexões acerca dos rumos da mudança em curso. Ela não é linear; percorre caminhos repletos de tensões e conflitos. É a síntese mediada entre a vontade dos atores e os limites históricos.

Os seres humanos são atores e resultados de seus tempos históricos. Mas as lutas possíveis são sempre fruto das motivações coletivas. Assim como a história feita pelos seres humanos pode ser transformada por seus construtores, a escola feita pelos educadores pode ser transformada pelos educadores. Realiza-se um esforço para uma Educação que dialogue com os sujeitos reais, que responda de forma efetiva à necessidade de ser “para todos”.

Trata-se de compreender que os oprimidos estão na escola, mas esta ainda não os enxergou. Ou os viu e permanece na lógica de meritocratizar o humano sob o pressuposto de uma “justiça” igual para os desiguais. Assim, são oferecidos aqui novos elementos para o debate educacional e avança-se no registro da teoria e da prática para um novo Ensino Médio.