Políticas Sociais – Ideias e Prática

• Edição: Editora Moderna / Fundação Santillana
  • Ano: 2011
  • Organização: Centro Ruth Cardoso

Dividido em quatro grandes blocos - Democracia e novas formas de participação social, Educação e Cidadania, empreendedorismo social e desenvolvimento sustentável, redes sociais e sociedade em rede – o material reúne discussões realizadas em seminário internacional promovidos pelo Centro Ruth Cardoso.

A qualidade das democracias de massa depende de dois processos que são, de fato, os dois motores da democracia: concorrência política; e participação social e política. O foco dos nossos trabalhos é o segundo motor – hoje, como no passado.

Nosso ponto de partida – o de Ruth Cardoso – era fruto de uma constatação: entre as mudanças transformadoras que ocorreram nos anos de 80 e 90 em várias frentes, o tratamento da desigualdade e da pobreza despontava como uma revolução silenciosa. Seus contornos, ainda vagos para a maioria dos observadores, haviam sido identificados com precisão pela antropóloga, com base em anos de pesquisa, ancorada em uma sólida formação teórica.

Mas foram seu sentido de missão e seu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa que entraram em cena quando o destino lhe pregou a peça de trazê-la para o coração da vida política brasileira, como companheira do presidente Fernando Henrique. Nunca “primeira-dama” – mas primeira em valer-se dessa condição para converter ideias e prática seus saberes em uma modalidade inovadora de política pública republicana.