Primeira Classe: Como construir uma escola de qualidade para o século XXI

• Autores: Andreas Schleicher
  • Edição: Fundação Santillana / OCDE
  • Ano: 2018

Se alguns países poderiam implementar políticas para aumentar bons resultados e poderiam eliminar a divisão social nos resultados escolares, por que outros países não conseguiriam fazê-lo?

Num mundo em que as coisas fáceis de ensinar e testar também se tornaram fáceis de digitalizar e automatizar, nossa imaginação, nossa consciência e nosso senso de responsabilidade é que nos darão condições de aproveitar as oportunidades do século XXI para tornar o mundo melhor. As escolas de amanhã terão de ajudar os estudantes a pensar por si mesmos e a se juntar de forma empática a outros, no trabalho e na cidadania. Elas terão de ajudar os alunos a desenvolver um forte senso de certo e errado e sensibilidade às reivindicações de outros.

E do que as escolas necessitam para conseguir fazer isso? Andreas Schleicher, criador do Programa para a Avaliação Internacional de Estudantes (PISA) e uma autoridade internacional em política educacional, acompanhou líderes educacionais em mais de 70 países em seus esforços para criar e implementar políticas e práticas orientadas para o futuro.

Embora a melhora em Educação seja muito mais fácil de proclamar que de atingir, neste livro Schleicher analisa o máximo de casos bem-sucedidos com os quais podemos aprender. Isso não quer dizer “copiar e colar” soluções de outras escolas ou países, mas principalmente encarar com seriedade e de forma objetiva as boas práticas em nosso próprio país e nos demais, para compreender o que funciona e em que contextos.