Razões e desafios do gestor da Educação: Dez entrevistas sobre a prática da Gestão Educacional
- Edição: Fundação Santillana / Editora Moderna
- Ano: 2018
- Organização: Cenpec
O que faz um gestor educacional? Quem é ele? Como pensa e toma decisões? Sob que constrições? Que saberes e habilidades mobiliza para atuar frente às redes públicas de ensino? De que maneira se posiciona diante dos conflitos e das escolhas inerentes a sua atuação?
A publicação traz entrevistas com um grupo de dez educadores notáveis: Binho Marques, André de Figueiredo Lázaro, Joaquim Bento Feijão, Rita Coelho, Maurício Holanda Maia, Maria Helena Guimarães de Castro, Pilar Lacerda, José Henrique Paim Fernandes, Macaé Evaristo e Frederico da Costa Amâncio.
Eles trabalharam em diversas esferas públicas – federal, estadual e municipal –, têm trajetórias ímpares e posições político-pedagógicas distintas. Alguns são odiados e amados; outros, amados e odiados. E há aqueles que foram professores das redes que depois dirigiram.
No entanto, uma coisa todos têm em comum: nas últimas décadas da história da Educação brasileira estiveram à frente das principais experiências de mudança educacional, no centro de importantes implementações de políticas públicas, concebendo-as e/ou implementando-as para responder às necessidades do contexto e da Educação pública, enfrentando situações conflituosas e dificuldades da (má) estrutura do setor.
O objetivo deste trabalho é que os depoimentos contribuam para a reflexão e para a formação de gestores educacionais, dando visibilidade aos questionamentos teóricos daqueles que enfrentaram e enfrentam, cotidianamente, os dilemas das políticas de Educação no Brasil.