Recursos de orientação emocional em emergências sanitárias
O documento Proposta de atividades para a disciplina de orientação no contexto de uma emergência sanitária foi desenvolvido pela Área de Educação da Conferência Episcopal do Chile em colaboração com a Editora Santillana. O seu objetivo é atender à diversidade educativa de cada escola e o seu desenho responde às necessidades que a contingência exige.
A proposta inclui o planejamento de atividades e o desenvolvimento de habilidades que permitam ao aluno identificar suas emoções e aprender a trabalhá-las. Possui doze atividades para cada nível educacional.
A estabilidade emocional é um fator que afeta favoravelmente o aprendizado e justamente neste momento ela é mais necessária do que nunca. É preciso considerar que o emocional é um aprendizado em si e que se baseia no desenvolvimento da pessoa, em relação a si mesma e a sua rede de vínculos.
Esta proposta procura reforçar os conteúdos da disciplina de Orientação, sem prejuízo de que cada centro determine a sua utilização noutros espaços educativos, uma vez que a sua finalidade é contribuir para o processo de formação integral dos alunos, promovendo o seu desenvolvimento pessoal, afetivo e social.
A maioria dos alunos no Chile estuda remotamente, sofrendo as consequências do confinamento e do distanciamento de suas comunidades escolares. Por isso, um grupo de professores de várias partes do Chile, de todos os níveis de ensino e disciplinas, se reuniu para preparar esse material de apoio, a fim de trabalhar juntos no retorno gradual à sala de aula.
O material é facilmente utilizável em qualquer ambiente e seu conteúdo pode ser implementado em qualquer área geográfica.