Sem Educação não haverá futuro: uma radiografia das lições, experiências e demandas deste início de século 21

Sem Educação não haverá futuro: uma radiografia das lições, experiências e demandas deste início de século 21

Autores: Mozart Neves Ramos

Edição: Fundação Santillana / Editora Moderna

Parceria: Comunidade Educativa CEDAC

Ano: 2018

Livro reúne artigos sobre a Educação brasileira, a compreensão de seus avanços e desafios, e sugestões de aperfeiçoamento das políticas públicas.

O título do livro sintetiza bem a linha de pensamento do autor: Sem Educação não haverá futuro. Os 21 capítulos tratam de variados temas, da primeira infância à internacionalização das universidades, passando por análises da Educação na América Latina e experiências de sucesso no Brasil e no mundo.

Reúne uma coletânea atualizada e ampliada de alguns artigos de opinião que o autor publicou nos últimos três anos, sobretudo no Correio Braziliense e na IstoÉ, edição on-line. Como diz o subtítulo, ele procura apresentar uma radiografia das lições, experiências e demandas deste início de século nas áreas da Educação Básica e da Educação Superior, com foco particularmente no que ocorreu no País, mas sem deixar de lado algumas nações que vêm se destacando, e tomando como referência os resultados das avaliações internacionais.

Entre os destaques estão quatro grandes temas discutidos nos artigos do livro para o enfrentamento da agenda prioritária da Educação: o desafio da alfabetização; a questão da equidade e da qualidade do ensino; a formação de professores; e a preparação dos jovens para o mundo do trabalho.

O livro Sem Educação não haverá futuro é um convite ao debate e certamente provocará os leitores a proporem novas ideias para o futuro da Educação brasileira.