Releases

Educação Bilíngue é tema de livro que será lançado pela Fundação Santillana e Richmond em São Paulo

São Paulo, 29 de agosto de 2019 - “Quem é o sujeito bilíngue que se forma nas escolas bilíngues brasileiras? Qual tipo de bilinguismo se promove? O que caracteriza a escola bilíngue no Brasil?” Para entender essas e outras questões, a Fundação Santillana e a Richmond lançam, no dia 5 de setembro, o livro Educação Bilíngue no Brasil, na Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, em São Paulo. O livro introduz teorias e práticas de Educação Bilíngue com foco no cenário nacional. Os capítulos apresentam o contexto brasileiro para a transformação de teorias, currículos e metodologias, tanto para o Brasil quanto para o resto do mundo.

Organizada pela educadora Antonieta Megale, a obra é resultado do trabalho coletivo de sete educadores e pesquisadores que atuam na formação de docentes para escolas bilíngues brasileiras e que também ocupam a posição de professores, coordenadores e assessores dessas instituições. Desse modo, os capítulos trabalham questões cotidianas do ensino, revendo e significando teorias, práticas e demandas do dia a dia.

De acordo com Antonieta, a intenção é jogar luz sobre o cenário mundial, expandindo o conhecimento gerado no país. “É importante conhecer contextos e saberes produzidos em outras situações para enriquecer as reflexões. Enfatizamos, portanto, o papel fundamental desse movimento que é ressignificar e, de certa maneira, legitimar (ou não) conhecimentos produzidos em outras circunstâncias de pesquisa e atuação. É imperativo o exercício de pensar a Educação Bilíngue no Brasil com base em nossas demandas e aspirações”, explica a educadora.

A obra está organizada em oito capítulos que englobam os principais aspectos da Educação Bilíngue no cenário nacional do século 21. No primeiro capítulo, Antonieta discute os conceitos de bilinguismo e de sujeito bilíngue com base em estudos recentes. Na sequência, educadores e pesquisadores abordam temas como a elaboração de currículos em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); metodologias de aprendizado integrado entre língua e conteúdo; desenvolvimento linguístico de crianças bilíngues; relação da Educação Bilíngue com uma formação multi/intercultural; modos de interação nas classes bilíngues; e impactos da avaliação formativa na aprendizagem.

Para a pesquisadora e professora Fernanda Coelho Liberali, uma das autoras do livro, em um contexto de globalização em que as escolas parecem caminhar em busca de resultados preestabelecidos de eficiência, o foco da Educação Bilíngue pode ser a formação para a justiça social, em que o currículo escolar considere transformações sociais que afetem o cotidiano das pessoas direta ou indiretamente como um de seus objetivos centrais.

Educação bilíngue no Brasil é idealizado com o objetivo de oferecer ao leitor a possibilidade de observar o contexto brasileiro e reconhecer os avanços do país neste cenário, lacunas e expectativas como comunidade implicada no fazer pedagógico. O livro está disponível para download gratuito no site da Fundação Santillana: http://mod.lk/edbiling

Lançamento do livro “Educação Bilíngue no Brasil”
Local: Auditório Walid Yazigi – Câmara de Comércio Árabe-Brasileira
Endereço: Av. Paulista 283/287 - 11º andar; São Paulo
Horário: 19h
Confirme sua presença no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf9DOzhDINOCwMGIK38llQzI9jnh-ImEfLVZmOUJYQrnXL-Yw/viewform

Sobre a Fundação Santillana

A Fundação Santillana dedica-se à produção, organização e difusão de informações que contribuam para que a Educação alcance os desejados padrões de qualidade e equidade. Constituída em 1979, atua na Ibero-América e no Brasil, aonde chegou em 2008. Por meio de suas publicações, cursos, seminários e oficinas e de parcerias com organizações nacionais e internacionais, busca compartilhar experiências inovadoras e difundir informações relevantes para a promoção do direito à Educação, componente indispensável para o fortalecimento de sociedades democráticas, justas e sustentáveis.

Sobre a Richmond

Fundada em Londres, em 1992, a Richmond está presente em mais de vinte países da Europa e das Américas. Seu objetivo é transformar o aprendizado em uma experiência motivadora através da oferta de materiais eficientes para o ensino da língua inglesa e, principalmente, oferecer soluções para professores de todos os países nos quais atua, respeitando a singularidade de cada um. A Richmond faz parte do Grupo Santillana, principal referência no mercado de educação básica e literatura em países ibero-americanos.

Assessoria de imprensa

Ana Paula Fonseca – anapaula@danthi.com.br – 11 3812-7393/29